TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL INFANTIS – SUB-13
REGULAMENTO DA PROVA
2007/2008
NORMAS ORIENTADORAS DO TORNEIO INTERNACIONAL
Princípios
O Torneio Internacional assume um carácter de valorização nacional da actividade desenvolvida no âmbito do Futebol pelos agentes nela envolvidos – desde os praticantes aos dirigentes, passando pelos técnicos das diferentes áreas
O Torneio Internacional constitui uma etapa privilegiada da formação de praticantes mais jovens, nos domínios desportivo e social
O Torneio Internacional apresenta como um espaço de interacção formal entre os diferentes agentes que enquadram a actividade dos jogadores.
Objectivos Gerais
O Torneio Internacional visa proporcionar aos jogadores a aquisição de experiências desportivas de exigência superior, através do confronto desportivo organizado entre os praticantes de melhor qualidade do respectivo nível etário.
O Torneio Internacional possibilita aos praticantes nele envolvidos o acesso a um evento social relevante para a sua formação no domínio da integração social, designadamente pela apropriação de determinados rituais, normas e condutas sociais, próprios do contexto do futebol mas socialmente repercutíveis.
O Torneio Internacional concede aos agentes desportivos que enquadram os praticantes a oportunidade de terem acesso, através de acções formais, as múltiplas experiências profissionais e a diferentes informações e conhecimentos sobre a operação em distintos contextos.
O Torneio Internacional constitui um ensejo para a realização de reuniões formais dos treinadores, no sentido da apresentação, articulação e avaliação de projectos de desenvolvimento quantitativo e qualitativo do futebol
REGULAMENTO DA PROVA
2007/2008
NORMAS ORIENTADORAS DO TORNEIO INTERNACIONAL
Princípios
O Torneio Internacional assume um carácter de valorização nacional da actividade desenvolvida no âmbito do Futebol pelos agentes nela envolvidos – desde os praticantes aos dirigentes, passando pelos técnicos das diferentes áreas
O Torneio Internacional constitui uma etapa privilegiada da formação de praticantes mais jovens, nos domínios desportivo e social
O Torneio Internacional apresenta como um espaço de interacção formal entre os diferentes agentes que enquadram a actividade dos jogadores.
Objectivos Gerais
O Torneio Internacional visa proporcionar aos jogadores a aquisição de experiências desportivas de exigência superior, através do confronto desportivo organizado entre os praticantes de melhor qualidade do respectivo nível etário.
O Torneio Internacional possibilita aos praticantes nele envolvidos o acesso a um evento social relevante para a sua formação no domínio da integração social, designadamente pela apropriação de determinados rituais, normas e condutas sociais, próprios do contexto do futebol mas socialmente repercutíveis.
O Torneio Internacional concede aos agentes desportivos que enquadram os praticantes a oportunidade de terem acesso, através de acções formais, as múltiplas experiências profissionais e a diferentes informações e conhecimentos sobre a operação em distintos contextos.
O Torneio Internacional constitui um ensejo para a realização de reuniões formais dos treinadores, no sentido da apresentação, articulação e avaliação de projectos de desenvolvimento quantitativo e qualitativo do futebol
CAPITULO I
ORGANIZAÇÃO TÉCNICA
Generalidades
O Torneio Internacional é uma prova do Imortal Desportivo Clube e a Câmara Municipal de Albufeira, à qual compete a elaboração do calendário, a organização e a sua administração.
No Torneio Internacional participam as equipas convidadas para o evento, pelo Imortal Desportivo Clube e a Câmara Municipal de Albufeira.
O Torneio Internacional é um torneio de Futebol de 7. Os jogos do torneio serão de acordo com as leis de jogo de Futebol de 7.
Sistema da Prova
O Torneio decorrerá entre 20 e 22 de Março de 2008.
O apuramento das equipas processa-se em duas fases:
1ª Fase
O sistema nesta fase da prova resultará da consulta da tabela de competições construída a partir do sorteio realizado.
As pontuações obtidas na sequência destes jogos ordenam as diferentes equipas numa lista global, as quais possibilitarão a disputa de um jogo, a realizar no último dia do Torneio, visando a obtenção de um lugar definitivo na classificação final.
2ª Fase
Os jogos de classificação final serão realizados a 22 de Março de 2008, do modo seguinte:
Jogo da 2ª Fase a realizar como consequência da lista ordenada da 1ª Fase
Definição da classificação final do Torneio
Vencedor
Vencido
1º X 2º
3º X 4º
5º X 6º
7º X 8º
9º X 10º
11º X 12º
13º X 14º
15º X 16º
17º X 18º
19º X 20º
21º X 22º
Duração dos Jogos
Todos os jogos, sem excepção, terão a duração de 2 x 20’ (duas vezes vinte minutos), com dez (10) minutos de intervalo, os quais não admitirão prolongamento.
Classificação e Formas de Desempate
1ª Fase
A classificação de cada equipa é obtida a partir da pontuação alcançada nos cinco jogos disputados, segundo o critério seguinte:
a) 3 Pontos por VITÓRIA no tempo regulamentar;
b) 1 Ponto por EMPATE no tempo regulamentar;
c) 0 Pontos por DERROTA no tempo regulamentar.
Se duas ou mais equipas obtiverem o mesmo número de pontos, considera-se classificada no lugar superior aquela que tiver alcançado o maior número de pontos nos jogos efectuados entre si.
Se a igualdade se mantiver, considera-se classificada no lugar superior a equipa que tiver obtido maior diferença entre os golos marcados e sofridos em todos os jogos disputados.
Em caso de igual diferença de golos, considera-se classificada no lugar superior a equipa que, em todos os jogos disputados, tiver marcado o maior número de golos.
Se persistir essa igualdade, considera-se classificada no lugar superior a equipa que somar maior número de vitórias em todos os jogos disputados.
Se nova igualdade se verificar, considera-se classificada no lugar superior a equipa, cuja média de idades de todos os jogadores utilizados for inferior.
Se, após a verificação de todos os procedimentos atrás mencionados, não tiver ainda sido possível determinar a equipa apurada, será então realizado um sorteio pela Organização para apurar essa equipa. Da forma e do resultado desse sorteio não haverá recurso.
2ª Fase
Nos jogos de classificação final, caso se verifique um empate ao fim do tempo regulamentar, as equipas procederão à marcação de pontapés da marca de grande penalidade de acordo com as Leis de Jogo.
Jogadores
Cada equipa é constituída por um máximo de 12 jogadores.
Em qualquer jogo do Torneio não existe limite de substituições, utilizando o sistema em vigor pela Federação Portuguesa de Futebol.
Só podem participar nos jogos, atletas com licença desportiva valida para a época em que se realiza o torneio.
Só serão admitidos jogadores nascidos em 1995 e 1996.
Material
Todas as equipas deverão estar munidos de 2 jogos de equipamentos;
As bolas a utilizar nos jogos serão as que estão definidas oficialmente, sendo fornecidas pela Organização.
Arbitragem e Disciplina
Os árbitros para os jogos deste Torneios serão nomeados pela Associação de Futebol do Algarve.
Tudo quanto se relaciona com a arbitragem será regido pelas normas estabelecidas para as competições oficiais, com a excepção das que estejam expressamente previstas neste regulamento.
Em matéria de castigos observar-se-á o fixado pelo Regulamento Disciplinar, sendo os castigos cumpridos apenas neste Torneio.
Não se torna necessário a instauração de processo para aplicação de derrota.
A acumulação de dois cartões amarelos num mesmo jogo implica a imediata suspensão por um jogo.
A Organização terá por incumbência analisar e decidir sobre todos os casos disciplinar ocorridos durante os jogos e em todas as instalações onde aquele decorrer.
Todo e qualquer caso disciplinar acontecido durante os jogos e ou em todas as instalações onde decorrer o Torneio será atempadamente resolvido pela Organização, não sendo as decisões susceptíveis de recurso.
Local e Instalações
Todos os jogos decorrerão no Estádio Municipal de Albufeira, campo relvado do Imortal Desportivo Clube e nos Sintéticos adjacentes, salvo caso de força maior
Administração e Organização
Cada equipa deverá elaborar uma lista com a identificação dos jogadores participantes e dos elementos oficiais que os acompanham (em Anexo), a enviar a Organização até ao dia 29 de Fevereiro de 2008.
A abertura do Torneio será precedida de uma reunião, no dia 19 de Março de 2008 as 21:00 na Câmara Municipal de Albufeira, com os responsáveis das equipas e treinadores, durante a qual serão entregues à organização não só os bilhetes de identidade mas também os restantes documentos eventualmente necessários ao decurso do Torneio.
Para cada encontro as equipas deverão preencher um boletim de jogo, os quais deverão ser entregues ao árbitro quinze (15) minutos antes do seu início, acompanhados unicamente dos cartões de todos os participantes oficiais.
Só será permitida, a permanência dentro dos limites do espaço envolvente ao terreno de jogo, das pessoas constantes do boletim de jogo, os quais deverão ocupar nos termos regulamentares os seus lugares na área técnica.
CAPITULO II
ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
Organização Financeira
Todos os jogos serão efectuados com entradas livres.
A Organização suportará os seguintes encargos:
Utilização de campos;
Assistência médica permanente, durante os jogos e em todas as instalações onde decorrerá o Torneio;
Transportes das equipas de fora do Algarve, nos percursos alojamento/campos/alimentação
Alimentação para os árbitros da Associação de Futebol do Algarve;
Lembranças
A Organização facultará neste Torneio as seguintes ofertas:
1. Prémio para todas as equipas;
2. Taças para os primeiros 4 classificados;
3. Prémio para a Equipa mais disciplinada;
4. Prémio para o Melhor Jogador;
5. Prémio para o Melhor Marcador;
6. Troféu para o Melhor Guarda-Redes;
7. Lembrança a cada árbitro.
Normas para Atribuição dos Prémios
Melhor Jogador e Melhor Guarda-Redes:
1. Participam na eleição os Responsáveis da Organização do Torneio.
2. Em caso de igualdade pontual final, o prémio será atribuído ao jogador mais jovem
Melhor Marcador:
Será considerado o melhor marcador o jogador que obtiver o maior número de golos.
Em caso de igualdade entre dois ou mais jogadores será escolhido, de entre eles, o que tiver menos tempo de jogo.
Caso a igualdade persista será atribuído o prémio ao jogador mais jovem.
Equipa Mais Disciplinada
Será considerada mais disciplinada a equipa que, obtiver um menor número de cartões
No início de cada jogo, cada equipa parte com zero (0) pontos no âmbito da disciplina.
Jogo a jogo e em função do comportamento dos jogadores, haverá ou não lugar a penalização, nos termos seguintes:
a) 1º Cartão amarelo = 1 ponto negativo (-1)
b) 2º Cartão amarelo = 2 pontos negativos (-2)
c) Vermelho directo = 3 pontos negativos (-3).
ORGANIZAÇÃO TÉCNICA
Generalidades
O Torneio Internacional é uma prova do Imortal Desportivo Clube e a Câmara Municipal de Albufeira, à qual compete a elaboração do calendário, a organização e a sua administração.
No Torneio Internacional participam as equipas convidadas para o evento, pelo Imortal Desportivo Clube e a Câmara Municipal de Albufeira.
O Torneio Internacional é um torneio de Futebol de 7. Os jogos do torneio serão de acordo com as leis de jogo de Futebol de 7.
Sistema da Prova
O Torneio decorrerá entre 20 e 22 de Março de 2008.
O apuramento das equipas processa-se em duas fases:
1ª Fase
O sistema nesta fase da prova resultará da consulta da tabela de competições construída a partir do sorteio realizado.
As pontuações obtidas na sequência destes jogos ordenam as diferentes equipas numa lista global, as quais possibilitarão a disputa de um jogo, a realizar no último dia do Torneio, visando a obtenção de um lugar definitivo na classificação final.
2ª Fase
Os jogos de classificação final serão realizados a 22 de Março de 2008, do modo seguinte:
Jogo da 2ª Fase a realizar como consequência da lista ordenada da 1ª Fase
Definição da classificação final do Torneio
Vencedor
Vencido
1º X 2º
3º X 4º
5º X 6º
7º X 8º
9º X 10º
11º X 12º
13º X 14º
15º X 16º
17º X 18º
19º X 20º
21º X 22º
Duração dos Jogos
Todos os jogos, sem excepção, terão a duração de 2 x 20’ (duas vezes vinte minutos), com dez (10) minutos de intervalo, os quais não admitirão prolongamento.
Classificação e Formas de Desempate
1ª Fase
A classificação de cada equipa é obtida a partir da pontuação alcançada nos cinco jogos disputados, segundo o critério seguinte:
a) 3 Pontos por VITÓRIA no tempo regulamentar;
b) 1 Ponto por EMPATE no tempo regulamentar;
c) 0 Pontos por DERROTA no tempo regulamentar.
Se duas ou mais equipas obtiverem o mesmo número de pontos, considera-se classificada no lugar superior aquela que tiver alcançado o maior número de pontos nos jogos efectuados entre si.
Se a igualdade se mantiver, considera-se classificada no lugar superior a equipa que tiver obtido maior diferença entre os golos marcados e sofridos em todos os jogos disputados.
Em caso de igual diferença de golos, considera-se classificada no lugar superior a equipa que, em todos os jogos disputados, tiver marcado o maior número de golos.
Se persistir essa igualdade, considera-se classificada no lugar superior a equipa que somar maior número de vitórias em todos os jogos disputados.
Se nova igualdade se verificar, considera-se classificada no lugar superior a equipa, cuja média de idades de todos os jogadores utilizados for inferior.
Se, após a verificação de todos os procedimentos atrás mencionados, não tiver ainda sido possível determinar a equipa apurada, será então realizado um sorteio pela Organização para apurar essa equipa. Da forma e do resultado desse sorteio não haverá recurso.
2ª Fase
Nos jogos de classificação final, caso se verifique um empate ao fim do tempo regulamentar, as equipas procederão à marcação de pontapés da marca de grande penalidade de acordo com as Leis de Jogo.
Jogadores
Cada equipa é constituída por um máximo de 12 jogadores.
Em qualquer jogo do Torneio não existe limite de substituições, utilizando o sistema em vigor pela Federação Portuguesa de Futebol.
Só podem participar nos jogos, atletas com licença desportiva valida para a época em que se realiza o torneio.
Só serão admitidos jogadores nascidos em 1995 e 1996.
Material
Todas as equipas deverão estar munidos de 2 jogos de equipamentos;
As bolas a utilizar nos jogos serão as que estão definidas oficialmente, sendo fornecidas pela Organização.
Arbitragem e Disciplina
Os árbitros para os jogos deste Torneios serão nomeados pela Associação de Futebol do Algarve.
Tudo quanto se relaciona com a arbitragem será regido pelas normas estabelecidas para as competições oficiais, com a excepção das que estejam expressamente previstas neste regulamento.
Em matéria de castigos observar-se-á o fixado pelo Regulamento Disciplinar, sendo os castigos cumpridos apenas neste Torneio.
Não se torna necessário a instauração de processo para aplicação de derrota.
A acumulação de dois cartões amarelos num mesmo jogo implica a imediata suspensão por um jogo.
A Organização terá por incumbência analisar e decidir sobre todos os casos disciplinar ocorridos durante os jogos e em todas as instalações onde aquele decorrer.
Todo e qualquer caso disciplinar acontecido durante os jogos e ou em todas as instalações onde decorrer o Torneio será atempadamente resolvido pela Organização, não sendo as decisões susceptíveis de recurso.
Local e Instalações
Todos os jogos decorrerão no Estádio Municipal de Albufeira, campo relvado do Imortal Desportivo Clube e nos Sintéticos adjacentes, salvo caso de força maior
Administração e Organização
Cada equipa deverá elaborar uma lista com a identificação dos jogadores participantes e dos elementos oficiais que os acompanham (em Anexo), a enviar a Organização até ao dia 29 de Fevereiro de 2008.
A abertura do Torneio será precedida de uma reunião, no dia 19 de Março de 2008 as 21:00 na Câmara Municipal de Albufeira, com os responsáveis das equipas e treinadores, durante a qual serão entregues à organização não só os bilhetes de identidade mas também os restantes documentos eventualmente necessários ao decurso do Torneio.
Para cada encontro as equipas deverão preencher um boletim de jogo, os quais deverão ser entregues ao árbitro quinze (15) minutos antes do seu início, acompanhados unicamente dos cartões de todos os participantes oficiais.
Só será permitida, a permanência dentro dos limites do espaço envolvente ao terreno de jogo, das pessoas constantes do boletim de jogo, os quais deverão ocupar nos termos regulamentares os seus lugares na área técnica.
CAPITULO II
ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
Organização Financeira
Todos os jogos serão efectuados com entradas livres.
A Organização suportará os seguintes encargos:
Utilização de campos;
Assistência médica permanente, durante os jogos e em todas as instalações onde decorrerá o Torneio;
Transportes das equipas de fora do Algarve, nos percursos alojamento/campos/alimentação
Alimentação para os árbitros da Associação de Futebol do Algarve;
Lembranças
A Organização facultará neste Torneio as seguintes ofertas:
1. Prémio para todas as equipas;
2. Taças para os primeiros 4 classificados;
3. Prémio para a Equipa mais disciplinada;
4. Prémio para o Melhor Jogador;
5. Prémio para o Melhor Marcador;
6. Troféu para o Melhor Guarda-Redes;
7. Lembrança a cada árbitro.
Normas para Atribuição dos Prémios
Melhor Jogador e Melhor Guarda-Redes:
1. Participam na eleição os Responsáveis da Organização do Torneio.
2. Em caso de igualdade pontual final, o prémio será atribuído ao jogador mais jovem
Melhor Marcador:
Será considerado o melhor marcador o jogador que obtiver o maior número de golos.
Em caso de igualdade entre dois ou mais jogadores será escolhido, de entre eles, o que tiver menos tempo de jogo.
Caso a igualdade persista será atribuído o prémio ao jogador mais jovem.
Equipa Mais Disciplinada
Será considerada mais disciplinada a equipa que, obtiver um menor número de cartões
No início de cada jogo, cada equipa parte com zero (0) pontos no âmbito da disciplina.
Jogo a jogo e em função do comportamento dos jogadores, haverá ou não lugar a penalização, nos termos seguintes:
a) 1º Cartão amarelo = 1 ponto negativo (-1)
b) 2º Cartão amarelo = 2 pontos negativos (-2)
c) Vermelho directo = 3 pontos negativos (-3).
A apreciação negativa, por parte dos árbitros, ao comportamento global de uma equipa, tanto no banco quanto no terreno de jogo, poderá penalizá-la até 3 pontos negativos (-3) suplementares.
O resultado da acumulação das penalizações por cartões e das apreciações dos árbitros, ditará a pontuação final.
CAPITULO III
DISPOSIÇÕES FINAIS
Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Organização do Torneio. Esta prova procede e norteia-se pelos princípios da Fraternidade
O resultado da acumulação das penalizações por cartões e das apreciações dos árbitros, ditará a pontuação final.
CAPITULO III
DISPOSIÇÕES FINAIS
Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Organização do Torneio. Esta prova procede e norteia-se pelos princípios da Fraternidade
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